Cha Verde beneficios e como perder peso

Veja como chá verde para emagrecer funciona

 

Chá verde: O santo graal do emagrecimento
Emagrece é um desafio que requer muita dedicação e disciplina. Geralmente, as pessoas tendem a optar por academias, dietas, muitos exercícios físicos etc. Mas o que pouca gente sabe é que existe uma forma natural de perder aqueles quilinhos a mais. O chá verde.
O chá verde é derivado da planta Camellia sinensis. Suas folhas não sofrem oxidação, por isso é chamado de verde.
Originário da China, o chá ganhou visibilidade e hoje é consumido em todo o mundo. No oriente, é considerado o “Santo graal” da vida saudável. As mais antigas plantações da bebida estão em Portugal, mas especificamente em  Gorreana, na ilha de São Miguel e nos Açores.
História

chas para perder peso
Reza a mitologia chinesa que no ano de 2737 A.C, o imperador Shen Nung tomava água fervida, pois ele acreditava que isso o faria ter uma vida longa e saudável. Em uma tarde de verão, quando ele estava fervendo a água, algumas folhas da erva caíram em seu pote. Ao experimentar, o imperador gostou do sabor e batizou a bebida como “Manjá dos céus”.
Após a aprovação do imperador, a bebida se popularizou na china e passou a ser cultivada e servida em festas. Anos depois, o chá tornou-se a bebida número 1 da dinastia, perdendo em consumo apenas para a água.

O chá verde emagrece mesmo?


Algumas pesquisas científicas a respeito da bebida comprovaram que sim! O chá verde emagrece mesmo. Isso porque sua eficiência na diminuição da gordura corporal é visível nas primeiras semanas. As catequinas, presentes na erva ajudam a controlar o metabolismo, dando a sensação de saciedade a quem toma o chá.
Durante décadas, o chá verde vem sendo utilizado em dietas, principalmente no oriente. Os especialistas acreditam que é mais benéfico emagrecer tomando o chá verde, pois além de ajudar a perder peso, a bebida também trás outros diversos benefícios à saúde.
Um estudo realizado nos Estados Unidos ajudou a provar a eficiência do chá verde. A pesquisa mostrou que as pessoas que bebiam seis xícaras de chá por dia perderam mais que o dobro do peso de pessoas que não beberam o chá. Quem não tomou a bebida também teve uma redução de 25% a mais em relação a quem não bebeu.
Outros benefícios do chá verde
Melhora o humor – A erva possui uma substância exclusiva chamada L-teanina, que compõe cerca de 20% de seu peso. Esse elemento, quando liberado no corpo, estimula a produção de dopamina e serotina, substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar.
A L-teanina também aumenta as ondas alfa no cérebro. Essas ondas são responsáveis pela sensação de relaxamento.
Protege a cognição humana – Alguns estudos no Japão apontam que o consumo do chá verde pode afastar alguns problemas cerebrais como demência e Alzhaime.
Já uma pesquisa realizada na Austrália concluiu que a erva contém propriedades neuroprotetoras, que além de proteger os humanos de doenças cerebrais, também estimulam o desempenho no raciocínio e nas percepções físicas.
Melhora a digestão – O chá tem vários compostos bioativos que estimulam a flor intestinal, fazendo com que o indivíduo tenha uma melhor digestão.
Mas por que essa bebida é tão especial?
O chá verde é rico em polifenóis, que são substâncias antioxidantes que evitam a degeneração das células do corpo humano. Esse benefício auxilia na prevenção do câncer. Além disso, esses antioxidantes são capazes de retardar o envelhecimento das células e ajudar na queima de gordura.
A bebida também é rica em tanito, substância que fortalece as veias e diminui o colesterol. O tanito também é um grande aliado na prevenção de doenças circulatórias e cardíacas, como por exemplo, aneurisma, cardite, claudicação, acrocianose, embolia gasosa etc.

comprimidos
Outro benefício do chá verde é a prevenção de tumores, que é possível por conta do alto índice de bioflavonoides e catequinas que a erva tem. Essas substâncias bloqueiam a alteração celular e evita tanto tumores malignos quanto benignos.
Além de tudo, a erva tem efeitos diuréticos e possui em sua composição uma enorme quantidade de elementos benéficos à saúde, tais como: potássio; manganês; ácido fólico; vitamina C; vitamina K; vitamina B1 e vitamina B2.
Se comparada com outros chás, a bebida se destaca por sua superioridade em nutrientes. As propriedades digestivas do chá verde, por exemplo, são bem mais benéficas do que a da hortelã, fucus, psilium, menta e hibisco, por exemplo. Isso porque, enquanto essas ervas estimulam os sucos gástricos do intestino, o chá verde melhora a atividade das boas bactérias intestinais, acarretando um melhor funcionamento gástrico do indivíduo.
Outro aspecto importante da erva, é que ela possui uma quantidade de cafeína semelhante a do café. O tradicional pretinho possui 73 mg, enquanto o chá verde, 60 ml.
Indicação
O chá verde é indicado para pessoas que buscam emagrecer de forma saudável e natural. É indicado também para pessoas com problemas cardiovasculares.
Contra indicação

Não devem consumir o chá pessoas:

Gestantes; que sofrem com hipertireoidismo ou hipertenção e pessoas que têm problemas gástricos, como gastrite e ulcera.
Vale lembrar que o chá verde contém demasiadas substâncias naturais, que podem entrar em conflito com outros medicamentos.
Por isso não é indicado que pessoas que estejam tomando antibióticos ou qualquer tipo de medicação tomem o chá sem antes serem orientadas por um profissional.
Quantidade recomendada
O limite recomendado do consumo do chá verde é de 600 ml por dia. É importante lembrar que ao ultrapassar esse limite, a pessoa estará propícia a sofrer alguns efeitos colaterais. A quantidade de 600 ml equivale a 4 xícaras de chá por dia.
Efeitos colaterais
O chá verde é ótimo à saúde, no entanto, é preciso ter muito cuidado com a quantidade que se toma. Por possuir uma considerável quantidade de cafeína, o consumo em excesso do chá pode causar insônia.
Além disso, o excesso da bebida pode causar problemas intestinais, como gastrite e úlcera.
O consumo do chá junto às refeições prejudica a absorção de ferro no organismo humano.
Saiba como consumir o chá verde
Há vários tipos de comercialização da erva: Em pó, em saquinho ou até em capsulas. No entanto, essas versões não preservam os elementos principais do chá verde: Os nutrientes originais. Apenas as folhas têm a capacidade de armazenar esses elementos naturais de forma perfeita. Por tanto, nada de saquinhos, pó ou capsulas!
Ao preparar o chá verde em casa é fundamental NÃO DEIXAR A ÁGUA FERVER. Ao por a água no fogo, espere até que as primeiras bolhas se formem. Depois disso, coloque duas colheres de sopa na água. Desligue o fogo e deixe por dez minutos abafando. Depois de pronto, o chá verde deve ser conservado em um recipiente de vidro na geladeira. Nesse caso, as propriedades da erva permanecem intactas por 24 horas, depois desse tempo, não é recomendado o consumo do chá.
A erva pode ser encontrada em supermercados, farmácias, lojas de produtos naturais, e em alguns casos, até em feiras de rua.
Receitas para emagrecer com o chá verde
O chá verde puro é bem amargo. Por isso, para tornar a experiência gastronômica com a erva mais agradável é interessante acrescentar ingredientes como hortelã, beterraba, coco, espinafre etc.
Chá verde com maçã e hortelã
Nenhuma fruta cai tão bem com o chá verde quanto a maçã. Além disso, os benefícios nutritivos da fruta caem como uma luva para complementar a eficiência do chá verde.
Ingredientes:
4 raminhos de hortelã fresca;
2 colher de sopa de suco de limão;
1 saquinho de chá verde;
400 ml de água fervente;
150 ml de suco de maçã sem açúcar.

Modo de preparo

emagrecer com cha
Pegue um recipiente. Em seguida, coloque água e deixe-a ferver. Logo depois, coloque a água fervente sobre o saquinho de chá e coloque duas folhas de hortelã. Depois desse processo, deixe esfriar. Depois de frio, ponha sucos de maçã e também de limão. Por fim, coloque geladeira e depois de duas horas o sirva, deixando-o com os raminhos de hortelã.
Suco de Melão com chá verde
O melão possui propriedades nutricionais bem interessantes, tanto para o bom funcionamento do corpo, quanto para o intestino. Por isso, a combinação do melão com o chá verde traz um “mar de benefícios” à saúde.
Ingredientes:
250 ml de água
2 colheres de chá da erva do chá verde
½ folha de couve flor
duas colher de chá de semente de linhaça
1 fatia de melão
½ maçã com casca e sem sementes
Leve a água ao fogo, quando iniciar a fervura, desligue e acrescente a erva do chá verde. Abafe por 3 minutos. Coe e reserve.
Coloque no liquidificador, a folha de couve rasgada com as mãos, a semente de linhaça, o melão, a maçã e o chá verde. Bata todos os ingredientes e sirva com gelo a gosto.
Mas vale lembrar que o chá verde não é nenhuma erva milagrosa, portanto, é necessário, além de consumi-lo ter uma alimentação saudável.
Não adianta tomar a bebida todos os dias e não se preocupar com a saúde nos que diz respeito à alimentação e ao bem-estar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *